#

Ações e intervenções na e para a formação de professores que ensinam matemática. Volume 1: Números.

Sinopse

Este primeiro volume da coleção Formação de Professores explora o tema “Ações e Intervenções na e para a formação de professores que ensinam Matemática” resulta do trabalho de pesquisadores, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, e formadores de professores, vinculados ao Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM/UnB). Com foco na Unidade Temática “Números”, a obra reúne estudos e experiências que articulam teoria e prática, visando contribuir para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.

Os sete capítulos que compõem este primeiro volume abordam questões centrais do ensino de Números em uma perspectiva que perpassa diferentes níveis educacionais, do Ensino Fundamental ao Ensino Superior. São discutidas propostas metodológicas baseadas no Ensino Exploratório, praxeologias didáticas e experiências formativas, além de contribuições da Neurociência, com ênfase na articulação entre conhecimento matemático e práticas pedagógicas.

Este livro procura estabelecer um diálogo entre diferentes contextos educacionais e enfoques teórico-metodológicos e se constitui como um convite a professores, formadores de professores e pesquisadores, ao debate sobre o ensino de Números e suas implicações na formação docente em Matemática.

Informações Relevantes

Organizadores Marcia Rodrigues Leal, Ana Maria Porto Nascimento, Raquel Carneiro Dörr
Autores Ana Maria Porto Nascimento; Cília Cardoso Rodrigues da Silva; Cristiano Alberto Muniz; Edmo Fernandes Carvalho; Fabio Nunes da Silva; Josinalva Estácio Menezes; Lineu da Costa Araújo Neto; Márcia Rodrigues Leal; Maria de Lurdes Serrazina; Raimunda de Oliveira; Regina da Silva Pina Neves; Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz; Simone Alves Côrtes
Ano de lançamento 2025
Número de páginas 200
ISBN 978-65-80008-70-4
Palavras-chave 1.Formação de professores. 2.Ensino de Matemática. 3.Ações. 4.Intervenções. 5.Aprendizagem