Este e-book é resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulado: “DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS ATIVIDADES DE VIDA AUTÔNOMA (AVA) NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA”, defendida no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da UNIUBE – campus Uberlândia, sob a orientação da Professora Doutora Sandra Gonçalves Vilas Bôas. Na pesquisa buscou-se “investigar quais ações pedagógicas podem ser desenvolvidas para ensino de Matemática com alunos com deficiência que contemplem Atividade de Vida Autônoma (AVA)”. O e-book está organizado em quatro capítulos. O primeiro capítulo, consta a introdução. O segundo capítulo, é composto pelas fundamentações teóricas acerca da Educação Especial, Educação Inclusiva e os desafios da Heterogeneidade, as Atividades de Vida Autônoma (AVA), o Ensino de Matemática e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). No terceiro capítulo tem-se os contextos de investigação, Higiene Oral; Alimentação na escola e visita ao supermercado: a matemática na alimentação; compreendendo as variações de temperatura no dia a dia. Ao final de Cada Contexto de Investigação, apresentamos um item intitulado “Considerações sobre o contexto a partir dos dados obtidos na pesquisa de campo” No capítulo três fazemos as considerações sobre a pesquisa.
Baixar gratuitamenteEste e-book é resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulada “A constituição de conhecimentos em Tecnologias Digitais de um grupo de professoras do ensino fundamental I em um curso de formação continuada em serviço”, defendida no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação: Formação Docente da Universidade de Uberaba (PPGPE/UNIUBE) – Campus Uberlândia, sob a orientação da Profa. Dra. Sandra Gonçalves Vilas Bôas. Na pesquisa, buscou-se compreender como um curso de formação continuada desenvolvido no lócus escolar com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, intitulado “TDICs para a Educação Básica”, pode contribuir para a constituição de conhecimentos integrados às tecnologias digitais TDs. O texto foi organizado em capítulos. O primeiro capítulo consta a introdução, na qual apresentamos a relevância do tema diante do contexto e dos sujeitos da pesquisa; no segundo, há a fundamentação teórica; no terceiro, elencamos os contextos de investigação, no qual apresentamos orientações para construção de uma proposta formativa. Está dividio em três módulos, quais sejam: – “Práticas educativas: exercitando o Canva como instrumento pedagógico”, “Práticas educativas: exercitando o aplicativo Book Creator” e “Práticas educativas: exercitando o programa HotPotatoes”; no quarto capítulo, tecemos as considerações finais sobre a pesquisa.
Baixar gratuitamenteEste e-book é resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulado: “INTERFACE DO INGLÊS COM O SCRATCH: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 2024”, defendida no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da UNIUBE – campus Uberlândia, sob a orientação da Profa. Dra. Sandra Gonçalves Vilas Bôas. Na pesquisa buscou-se “Compreender a constituição dos saberes em Língua Inglesa, de um grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral, da Escola Estadual Deputado Quintino Vargas, na cidade de Pirapora/MG, a partir da construção de Jogos Digitais Educacionais, utilizando o software Scratch”. O livro está organizado com a seguinte estrutura: Introdução; no Capítulo 1, apresentamos a oficina, cujo objetivo foi permitir que os alunos se apropriassem das funcionalidades e das aplicabilidades do software Scratch. Com isso, os estudantes puderam posteriormente desenvolver os Jogos Digitais Educacionais explorando os conteúdos estudados em Língua Inglesa. No Capítulo 2, apresentamos as telas iniciais e as trilhas dos jogos criados pelas equipes: QuizUndertheSea; Diva e os Encantados; O Resgate da Princesa Venelope; My New Cyber Café. Essa organização visa proporcionar uma compreensão clara e detalhada do processo e dos resultados alcançados pelos alunos. Cada subseção destaca as diferentes etapas dos jogos, evidenciando a aplicação prática do Scratch no desenvolvimento de habilidades linguísticas e tecnológicas. Ao final, é possível observar a diversidade e a criatividade dos jogos produzidos, refletindo o sucesso da integração entre educação e tecnologia promovida pela pesquisa. Fechamos com as Considerações Finais e as referências que embasaram este produto educacional.
Baixar gratuitamenteEste e-book é resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulado: “O ENTRECRUZAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM UMA TURMA DO OITAVO ANO”, defendida no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da UNIUBE – campus Uberlândia, sob a orientação da Professora Doutora Sandra Gonçalves Vilas Bôas. Na pesquisa buscou-se “analisar como os dados decorrentes da prática de futsal nas aulas de Educação Física podem beneficiar o ensino e aprendizagem de Matemática de uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental II.” Organizado em 8 capítulos. O primeiro capítulo, consta a introdução, na qual apresentamos a importância da Educação Física e Matemática, no segundo capítulo, apresentamos o conceito de contexto de investigação. No terceiro capítulo tem-se o primeiro contexto de investigação, que aborda a história, regras e principais fundamentos do futsal. O quarto capítulo abordaremos os principais fundamentos do futsal, criação de tabela para disputa de penalidade, a realização das penalidades e uma roda de conversa sobre porcentagem. No quinto capítulo, desenvolveremos atividades matemáticas na quadra, explicação sobre a quadra da escola, a medição e desenho da quadra de futsal (em papel quadriculado); roda de conversa sobre polígonos; e discussão e prática sobre escala. O sexto capítulo, construiremos gráfico com dados obtidos durante a disputa de penalidade no papel e usando o Microsoft Excel, além da realização de exercícios sobre medidas de tendência central (moda, média e mediana). Nos capítulos sete e oito fazemos as reflexões e considerações sobre a pesquisa.
Baixar gratuitamenteEste e-book é resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulada: “PRIMEIROS PASSOS COM A ESTATÍSTICA”, defendida no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da UNIUBE – campus Uberlândia, sob a orientação da Professora Doutora Sandra Gonçalves Vilas Bôas. O principal objetivo deste e-book é oferecer possibilidades de ensino e aprendizagem estatística, em consonância com as cinco fases do ciclo investigativo PPDAC de Wild e Pfannkuch (1999), levando em consideração as temáticas Preconceito Racial e Justiça no futebolAs atividades apresentadas neste e-book foram desenvolvidas com a intenção de auxiliar os professores no desenvolvimento de suas aulas, trabalhando conceitos estatísticos por meio de temas sociais. Os contextos de investigação contemplam tarefas que envolvem os temas sociais (justiça social no futebol e preconceito racial no futebol), os objetos de conhecimento do 5º ano relacionados à Unidade Temática de Probabilidade e Estatística, e o software Excel ou outra planilha eletrônica similar. Os contextos de investigação disponibilizados estão em consonância com as orientações da BNCC (Brasil, 2017). O material é adaptável a diferentes turmas da Educação Básica.
Baixar gratuitamenteEste e-book é fruto do engajamento e das reflexões do Grupo de Leitura do Projeto Direitos Humanos e Educação. Este grupo, dedicou-se no primeiro semestre de 2024, ao estudo dos temas de gênero e sexualidade a partir das obras de Judith Butler, reuniu-se com o propósito de explorar, questionar e compreender as complexidades que permeiam essas questões fundamentais na contemporaneidade. Ao longo de nossas discussões, mergulhamos nas análises provocativas de Butler, desafiando-nos a pensar para além das concepções tradicionais, a desconstruir padrões estabelecidos e a enxergar as dinâmicas de poder e resistência presentes nas identidades de gênero e nas manifestações da sexualidade.
Baixar gratuitamenteNo âmbito das produções do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM) da Universidade Federal do Pará, esta obra, além de ser uma marca de reconhecimento ao Prof. Dr. Renato Borges Guerra – precursor do GEDIM - por suas importantíssimas contribuições na área de Didática da Matemática, mais especificamente, nas construções teórico-metodológicas da Teoria Antropológica do Didático que realizou, tem o intuito de difundir os resultados das pesquisas realizadas pelos membros desse grupo de pesquisa.
Baixar gratuitamenteMuito mais que apresentar propostas educativas que fazem uso de tecnologias digitais, este e-book mostra caminhos, perspectivas e possibilidades para se fazer Educação Matemática Digital. Os capítulos, ao trazer trajetórias, pesquisas e experiências de membros do Núcleo de Pesquisa em Mídias na Educação (NUPEME) e de professores convidados, configuram-se como um misto de história, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, softwares e robótica em vários espaços. Os autores mostram que as propostas, sob enfoque da Educação Matemática Digital, podem estimular o estudo da Matemática e trazer novos desafios, no sentido de aprimorá-las.
Baixar gratuitamenteNeste e-book, apresentamos um panorama das investigações realizadas nos últimos anos, no Brasil, no campo da Educação Estatística. Dezesseis grupos de pesquisa, vinculados ao GT12-SBEM – Grupo de Trabalho de Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, por ocasião da realização do II Fórum do GT12 – Unicamp, novembro de 2023 ¬ – apresentam seus membros, contam um pouco de sua história, divulgam suas mais recentes pesquisas, falam de seus projetos em andamento, bem como de suas perspectivas para os próximos anos. O resultado dessas discussões nos permite traçar o cenário atual desse rico campo de investigação em nosso país. Boa leitura!
Baixar gratuitamenteEm meio às páginas desta obra cativante, desbrave um universo de debates que entrelaçam a complexidade da infância trans ao desafio da inclusão LGBTI+ no mercado de trabalho. Navegue pelos meandros da luta contra o sistema patriarcal e descubra casos internacionais que ecoam a necessidade de políticas públicas contra a LGBTfobia. Entre capítulos vibrantes, explore a interseção entre bioética e a construção identitária dos quilombolas, oferecendo uma perspectiva única sobre maternidade atípica e o papel da alimentação na saúde humana. Esta obra transcende fronteiras, desafiando o intelecto e estimulando reflexões que reverberam pelos corredores do conhecimento acadêmico e social.
Baixar gratuitamenteEm um livro que transcende fronteiras e desafia convenções, mergulhe em um mundo de reflexões profundas e celebração da diversidade. Da infância trans aos direitos autorais na era da inteligência artificial, da inclusão educacional à luta pelos direitos humanos, esta coletânea de capítulos provoca a mente e o coração. Com coragem e criatividade, os autores exploram temas que moldam nosso presente e futuro, convidando você a repensar o mundo sob as lentes dos direitos humanos, da arte, da igualdade e da diversidade. Embarque nesta jornada literária e descubra um novo horizonte de ideias e perspectivas.
Baixar gratuitamenteEste livro traz todos os trabalhos aprovados e apresentados no IX CIBEM, incluindo os pôsteres, oficinas e comunicações orais. Apresenta também capítulos escritos por palestrantes convidados do evento.
Baixar gratuitamenteEste é um trabalho coletivo realizado por alunos do curso de Pedagogia EAD da UEG, que representa os TCCs de uma turma que aceitou o desafio de transformar um trabalho que poderia ser esquecido em um ebook para ser lembrado.
As várias visões e ideias aqui presentes são o pontapé inicial de graduandos em final de curso, expressando em texto o início e a continuação de sua trajetória e experiências acadêmicas.
Baixar gratuitamenteEsta obra trata das origens e do desenvolvimento da Educação Estatística, tanto em nível internacional quanto nacional, bem como do desenvolvimento do GT12/SBEM — Grupo de Trabalho de Educação Estatística, filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Adicionalmente, apresenta a biografia de 32 pesquisadores que contribuíram para o surgimento e consolidação dessa área de investigação em nosso país.
Baixar gratuitamenteO GT12 é um grupo de pesquisadores dedicados à Educação Estatística que têm como objetivo compreender como as pessoas ensinam e aprendem Estatística, envolvendo os aspectos epistemológicos, metodológicos, cognitivos e afetivos presentes nos conceitos estatísticos.
Este livro traz as propostas de pesquisas em Educação Estatística apresentadas no Seminário Brasil-Espanha em 2020, aprimoradas pelas discussões realizadas pelos pesquisadores brasileiros e espanhóis, ou seja, representa um avanço nas investigações, que aqui se apresentam mais objetivas e aprofundadas.
Baixar gratuitamente